
Por Tribuna10
Redação em 08/01/2025 às 11h07
O ato foi anunciado por meio de um decreto, publicado no Diário Oficial nessa terça-feira (7).
De acordo com o documento, as servidoras que estejam gestantes ou em gozo de licença-maternidade, e servidores em gozo de auxílio-doença ou licença para tratar da própria saúde, não serão afetados pelo decreto.
Vale lembrar que o decreto é um ato protocolar, como medida em preparação da nomeação da nova equipe do segundo governo iniciado em 1º de janeiro. Todos os servidores exonerados através do decreto, conforme a legislação, devem permanecer respondendo por seus cargos até a dispensa, com a posse do substituto ou determinação da própria permanência. De acordo com o decreto, o processo de transição poderá ser replicado pelos próprios auxiliares do primeiro escalão entre os diretores, gerentes e assessores de suas pastas ou órgãos.
Segundo o Cícero, a Prefeitura vai exigir no ato de contratação de quaisquer servidores o cumprimento da lei 9.678/2021, que determina a apresentação de certidões negativas cíveis e criminais em todas as esferas.
Audiência no TCE
O prefeito Cícero Lucena teve uma audiência, na segunda-feira (6), com o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Nominando Diniz, onde solicitou a cooperação do órgão na identificação de servidores com vínculos irregulares ou inaptos para exercer os cargos. O TCE-PB fará o cruzamento de dados dos servidores municipais de João Pessoa com as suas bases digitais que reúnem informações de todas as estruturas públicas do Estado e municípios da Paraíba.
A ideia é identificar e sanar qualquer irregularidade existente na contratação de pessoal e resguardar o patrimônio público. O prefeito esteve acompanhado de auxiliares das áreas jurídica, administrativa, financeira e de comunicação da Prefeitura de João Pessoa.
“É a renovação do aprofundamento das informações de dados dos servidores municipais, através das informações também no Tribunal de Contas, e que nós desejamos ampliar isso, inclusive, com outros órgãos para que nós possamos cumprir o decreto entre cada servidor, prestador de serviço ou cargos comissionados. Para que possam estar sempre atualizados a sua condição de servidor e se tem algum processo que não abone a sua condição de servidor municipal”, detalhou o prefeito.
O conselheiro Nominando Diniz anunciou que estará disponibilizando um auditor exclusivamente para atuar em conjunto com o procurador-geral de João Pessoa. “O Tribunal continua de portas abertas para o Município de João Pessoa e aos demais municípios do Estado da Paraíba. Entendemos que essa relação é sempre salutar”, destacou.
DESTAQUE Estudante da UFCG de São José de Piranhas realiza pesquisa inédita sobre o rompimento do açude da Cagepa em 1985
ORGULHO Prefeito Aldo Andrade homenageia jovem atleta batistense destaque no atletismo nacional
BONITO DE SANTA FÉ Vice-prefeita Dinorah Ramalho convida população e participará de corrida de 5 km em prol da saúde da mulher, em Bonito de Santa Fé
SANTA HELENA Prefeitura de Santa Helena antecipa pagamento de aposentados e pensionistas do IPAM, nesta sexta-feira (24)
SEGURANÇA Prefeita Laís Raquel se reúne com Major Elton para planejar melhorias na segurança pública de Poço de José de Moura
LEGISLATIVO Câmara de São José de Piranhas aprova Título de Cidadão Piranhense, novos requerimentos e abertura de crédito para revitalização da Avenida Centenária
DESTAQUE Município de Triunfo é parada da rota turística “Segredos do Alto Sertão”
CAJAZEIRAS Câmara municipal de Cajazeiras realiza Sessão Especial pelo Outubro Rosa e Reforça Luta pela saúde da mulher
BOM JESUS Prefeita Denise Bayma assume presidência do Movimento de Mulheres Municipalistas na Paraíba