
Por Tribuna10
Redação em 10/12/2024 às 16h02
A previsão é que as obras, que integram o Sistema de Esgotamento Sanitário de João Pessoa pelo Projeto de Segurança Hídrica do Estado da Paraíba (PSH-PB), sejam concluídas em outubro de 2025. Para diminuir os transtornos à população, o trabalho está sendo feito por etapas, com a interdição gradativa de trechos específicos — com o método não destrutivo (MND), na modalidade furo unidirecional, tecnologia que permite implantar, em cerca de 24 horas, uma nova tubulação com garantia de 80 anos e com mínimo impacto nas vias, por exemplo.
Durante a visita, João Azevêdo ressaltou a importância da obra para a população de João Pessoa. "Além dos benefícios trazidos para a população, essa é uma obra extremamente moderna — com um método utilizado pela primeira vez na região Nordeste, um avanço muito grande. Imagine o transtorno que seria para a população se, para colocar esses tubos, fosse necessária a abertura de uma vala?", comentou, evidenciando, por isso, a agilidade da obra, cujo trecho da Flávio Ribeiro Coutinho será concluído em breve.
Logo em seguida, o chefe do Executivo estadual percorreu todo o trecho da obra acompanhado pelos engenheiros responsáveis, oportunidade em que foram apresentados os equipamentos de ponta utilizados.
O secretário de Estado da Infraestrutura e Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, também destacou a importância da obra para o sistema de esgotamento sanitário da Capital paraibana. "Nesta visita feita pelo governador João Azevêdo, percebemos a agilidade com que vem sendo executado esse grande projeto para João Pessoa, que vai projetar a Capital para os próximos 30 anos. É um passo muito importante para a setorização e automação do sistema de esgotamento sanitário", disse, destacando outras grandes obras em andamento, também dentro do PSH, como a da Adutora do Cariri.
O diretor-presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Marcus Vinícius, afirmou evidenciou que o projeto traz reorganização ao sistema de esgotamento sanitário de João Pessoa. "Antes de tudo, é necessário dizer que esse projeto prepara João Pessoa para o futuro. Também é importante pela reorganização que traz ao sistema de esgotamento sanitário da Capital, diminuindo custos e riscos de danos ambientais", observou.
Atualmente, o esgoto coletado sai da Rua Maria Rosa, em Manaíra, passa pela avenida Beira Rio até chegar no Baixo Roger. Quando a obra estiver concluída, o esgoto coletado sairá de uma nova estação na Maria Rosa, passando pelo Retão de Manaíra, Avenida Tancredo Neves até chegar à estação do Baixo Roger, evitando riscos ambientais, entre outros benefícios.
A visita do governador João Azevêdo foi acompanhada, ainda, por Ronaldo Guerra (Chefia de Gabinete do Governador) e por Virgiane Mello, secretária-executiva da Infraestrutura e Recursos Hídricos.
ELEIÇÕES 2026 Larúcia Sá recebe importante apoio em Poço de José de Moura e fortalece grupo político na região
POLÍTICA Chico Mendes é representado por Bal Lins em assinatura de convênio e visita a obras em Bernardino Batista
ESPORTE E LAZER Ao lado de Luiz Claudino e Wilson Filho, vereador Samuel da Pesca solicita construção de ginásio poliesportivo em Pilões
DESTAQUE Secretário de Educação do Estado, Wilson Filho, visita o Sertão e destaca avanços na educação regional
TRIUNFO Em Triunfo, Lucas Ribeiro e Espedito Filho visitam obras em andamento e reforçam compromisso com a educação do município
DEPUTADO Nesta terça-feira (28), Branco Mendes entrega ambulância 0km ao município de Itabaiana e fortalece saúde local
POLÍTICA Lucas confirma diálogo por novos apoios, mas foca na gestão: “Enquanto uns só pensam em eleição, a gente entrega obras”
POLÍTICA Luiz Claudino e a pré-candidata a deputada estadual Larúcia Sá participam da Cavalgada Vanildo Dias e destacam valorização da cultura
DESTAQUE Silvano Dias realiza grande cavalgada e reúne políticos de peso da Paraíba