Cidades LICITAÇÃO

Prefeitura de Poço Jose de Moura anuncia construção de banheiros públicos que trará benfeitoria para a população especialmente em momentos festivos

O objeto compreende em um ambiente que trará benfeitoria para a população.

21/06/2022 às 11h47 Atualizada em 21/06/2022 às 12h31
Por: Redação Fonte: TRIBUNA 10
Compartilhe:
Prefeitura de Poço Jose de Moura anuncia construção de banheiros públicos que trará benfeitoria para a população especialmente em momentos festivos

Por Tribuna10

Redação em 21 de junho de 2022 às 11h58min.

A Prefeitura de Poço José de Moura, região de Cajazeiras, anunciou recentemente a realização de uma licitação pública com valor estimado de R$ 171.238,60, para construção de banheiros públicos nas proximidades do centro da cidade. O objeto compreende em um ambiente que trará benfeitoria para a população poçomourense atendendo às necessidades em geral, especialmente em momentos festivos.

De acordo com o prefeito Paulo Braz, a obra será construída em estrutura de concreto armado, alvenaria de vedação de blocos cerâmicos, cobertura em trama de madeira e telhas em fibrocimento, com revestimento cerâmico nas paredes até altura do forro, piso em peças cerâmicas, divisórias em mármore e forro em PVC; conforme as normas técnicas de engenharia.

Em orçamento tomou-se a preocupação de exigir a utilização de impermeabilizantes na execução das vigas baldrames, primeiras fiadas da alvenaria e lajes sem proteção aparente, com o intuito de evitar diversas manifestações patológicas originadas pela umidade por ascensão capilar que danifica a alvenaria e o revestimento, e por precipitação ou condensação de água (para a laje exposta), capaz de gerar problemas nas estruturas diminuindo sua durabilidade.

O ambiente é composto por três espaços, sendo um para o público masculino, outro para o público feminino, e um depósito de material de limpeza.

O banheiro masculino é composto por 6 mictórios, 3 vasos sanitários, sendo um deste, destinado a PNE (Portadores de Necessidades Especiais), conforme a NBR 9050, 1 lavatório para PNE, 1 chuveiro, 1 Bancada de mármore com três cubas, além dos acessórios.

No banheiro feminino, com exceção dos mictórios, temos as mesmas peças sanitárias, além de um fraldário, gerando uma comodidade para as mães com crianças pequenas. As esquadrias propostas são em alumínio, material este, capaz de suportar melhor as agressividades do ambiente, evitando em curto prazo, gastos em possíveis trocas.

Além da execução interna, com as instalações hidráulica, sanitária e elétrica, indispensáveis para o funcionamento deste empreendimento, o orçamento também compreende a pavimentação do passeio em piso intertravado e uso de meio-fio.

É importante compreender que os preços unitários utilizados em um orçamento de uma obra pública são obtidos a partir de fontes oficiais como exemplo, o SINAPI, e nestes preços estão presentes os valores dos serviços de execução mais os valores dos encargos, além da obrigatoriedade de multiplicar estes preços por um percentual correspondente aos benefícios e despesas indiretas (BDI); Para este orçamento temos um montante total de R$ 45.468,41 correspondentes a encargos + BDI.

O certame ocorrerá nessa quarta-feira (22), na sala de reuniões da Comissão Permanente de Licitação, centro da cidade.

 

@tribuna10_oficial