Cidades ASSISTÊNCIA

Em Monte Horebe: crianças e adolescentes têm cuidados ampliados pelo SCFV

Grupos, como o de violino, conquistam aplausos e admiração a cada apresentação.

11/06/2022 às 15h54
Por: Redação Fonte: TRIBUNA 10
Compartilhe:
Em Monte Horebe: crianças e adolescentes têm cuidados ampliados pelo SCFV

Redação do TRIBUNA10, em 11 de junho de 2022!

O município de Monte Horebe, através da Secretaria Municipal de Ação Social, já colhe resultados muito positivos dos investimentos feitos nas crianças e adolescentes, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV. O Serviço é uma grande estrutura que aproveita os recursos naturais do esporte, da arte e da cultura para fortalecer e qualificar as relações familiares, sociais e educacionais dos jovens, lhes promovendo qualidade de vida.

As atividades estimulam o protagonismo, a criatividade e o rendimento escolar, pois permitem aos jovens uma relação mais prazerosa, regular e produtiva com suas obrigações e lazer. Aproximadamente 400 jovens já são contempladas pelo SCFV, mas os investimentos da prefeitura permitem a ampliação deste atendimento em mais de 100 por cento para contemplar também jovens e crianças de todas as comunidades rurais.

Esta ampliação foi facilitada, inclusive, com a inauguração de ginásios poliesportivos nas maiores comunidades rurais do município. Segundo o Coordenador, Walacy Cardoso, “as atividades estão colocadas à disposição dos nossos jovens no contraturno escolar e se configuram também como um complemento das atividades escolares. De segunda a sexta-feira temos atividades nos dois turnos e muitas vezes também atividades noturnas.

Nos últimos 5 anos temos tido uma repercussão muito positiva e isso justifica, de sobra, os investimentos da Prefeitura e a crescente procura de pais e filhos pelas atividades do SCFV”, informa Wallacy.

As atividades esportivas e artísticas, como futsal, karatê, dança, violino, violão, flautas e canto, entre outras, já apontam talentos promissores, além dos benefícios gerais, que é o mais importante. Micheli, de 14 anos, mora hoje na Suiça e esta semana divulgou um vídeo destacando a importância do SCFV na sua vida, inclusive comparando positivamente as oportunidades que teve em Monte Horebe com o seu atual momento, morando e estudando na Suiça.

“Fiz várias oficinas de artes e esportivas em Monte Horebe e hoje elas me ajudam muito nas atividades que desenvolvo aqui na Suiça, inclusive, muitas são parecidas com as experiências de Monte Horebe. Essa base que tive facilita muito a minha vida aqui e eu agradeço muito aos meus professores e à Prefeitura pelas oportunidades que tive. Guardo muitas boas lembranças deste tempo”, agradece Micheli, ao tempo em que, no mesmo vídeo, alerta aos jovens sobre as potencialidades e importânciado SCFV.

Grupos, como o de violino, conquistam aplausos e admiração a cada apresentação, dentro e fora de Monte Horebe. É também muito fácil de perceber, além dos resultados práticos, o interesse da garotada em suas atividades, fato que confirma a importância de políticas públicas como a implementada pelo SCFV.

A capacitação da equipe de formação e de apoio, além de iniciativas como a distribuição de lanches e acompanhamento nutricional são fundamentais para o estímulo e a manutenção das crianças e adolescentes no âmbito do SCFV. Para a Secretária de Ação Social, Claudiana, “estamos aqui por um período curto de tempo, mas plantamos essa semente e já vemos elas frutificarem. Esperamos que os gestores no futuro ampliem ainda mais essas ações, pois concordamos com o Estatuto da Criança e do Adolescente- ECA, quando preconiza que crianças e adolescentes têm prioridades na fórmula e realizações de políticas públicas. Tem que ser assim e a meta é contemplar toda população dessa faixa etária”, afirma a secretária.

@tribuna10_oficial