Esportes ESPORTE

Projeto Espaço Juvenil Municipal de Esportes é lançado pela Prefeitura de São José de Piranhas

Fabiana Alves ressaltou sobre a importância da prática esportiva

04/06/2022 às 13h24 Atualizada em 05/06/2022 às 08h11
Por: Redação Fonte: TRIBUNA 10
Compartilhe:
Projeto Espaço Juvenil Municipal de Esportes é lançado pela Prefeitura de São José de Piranhas

O Núcleo de Cidadania de Adolescente (NUCA) promoveu na noite dessa quinta-feira, 02 de junho de 2022, juntamente com as Secretarias de Educação, Esporte, Saúde e Ação Social o lançamento do Projeto Espaço Juvenil Municipal de Esportes. A iniciativa é fruto da ação do I Campeonato de Futebol Feminino “Donas do Jogo” uma das atividades do Plano de Participação Cidadã de Adolescente, inserido no Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes do Selo UNICEF.

Após a realização do I Campeonato de Futebol Feminino “Donas do Jogo” percebeu-se a importância da aplicação de políticas públicas no esporte para jovens do município, com isso a secretaria de Educação e Secretaria de Esporte, juntamente com o NUCA e Secretarias de Saúde e Ação Social, criou o Espaço Juvenil Municipal de Esportes, que vai atender inicialmente 90 adolescentes do município que estão matriculados e frequentando a escola ativamente.

O evento contou com a participação dos adolescentes e jovens inscritos no projeto, seus responsáveis, os professores que desenvolverão as atividades Lailton e Kau, a Secretária de Educação Fabiana Inácio, a mobilizadora de Adolescentes Arlígia Andrea Ferreira Delfino e membros da Comissão Intersetorial do Selo Unicef. A secretária de Educação, Fabiana Alves Inácio, ressaltou sobre a importância da prática esportiva, a qual contribui para a prevenção de problemas sociais, e de forma mais acentuada dos que vivem em situação de vulnerabilidade social.

“Os benefícios decorrentes da prática desportiva é fundamental para a preparação de crianças e jovens para a vida em sociedade, além de afastá-los do mundo das drogas, aumenta a capacidade cognitiva do estudante, gera cooperação e socialização entre si, a promoção da saúde e bem estar, respeito a diversidade e participação cidadã”. Destacou.

O secretário de Esporte do município, Idomar de Sousa Bento, que participou do evento, também destacou a importância das atividades esportiva como parte do dia a dia do jovem, para um hábito de vida mais saudável, socialização e afastá-los das drogas.

O projeto do Espaço Juvenil Municipal de Esportesobjetiva também a utilização dos espaços esportivos públicos do município com ações sócio educativas agregando a prática do esporte a educação e ao lazer por meio de um trabalho intersetorial entre Secretaria de Educação, Esporte e com apoio das Secretarias de Saúde e Assistência Social.