Saúde PARAÍBA
Distribuição de medicamentos à base de canabidiol deve ser regularizada na Paraíba até outubro, diz secretário
Secretaria de Saúde prevê normalização da entrega de medicamentos no CEDMEX nas próximas semanas
17/09/2024 18h59
Por: Redação Fonte: WSCOM
STJ autorizou plantio caseiro de cannabis para tratamento de saúde (Foto: Tiago Queiroz / Estadão)

Por Tribuna10

Redação em 17/09/2024 às 19h02

O secretário de Estado da Saúde da Paraíba, Ari Reis, anunciou que a distribuição de medicamentos à base de canabidiol no estado deve ser regularizada até a primeira quinzena de outubro. A declaração foi feita durante entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta terça-feira (17), em meio a uma discussão sobre a demanda por medicamentos no Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (CEDMEX).

Continua após a publicidade

“Esses medicamentos estão em pauta. Isso é um problema nacional de produção, mas estamos empenhados em adquirir. E já compramos a maior parte e garanto que, até a primeira quinzena do mês de outubro, todos os medicamentos do CEDMEX estarão com sua distribuição regularizada e voltando à normalidade”, afirmou Ari Reis.

O secretário detalhou que a lista de medicamentos distribuídos pelo CEDMEX inclui itens reconhecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e uma lista estadual criada para atender demandas específicas da Paraíba. Ele também destacou a complexidade na distribuição de medicamentos de alto custo, que são comprados mediante ordens judiciais.

“Alguns medicamentos que nós notamos a frequência, que tem demanda aqui no estado, que o governador decidiu criar essa lista estadual. Então todos esses fazem parte do componente distribuído pelo CEDMEX. A outra parte são aqueles pacientes de medicamentos de alto custo, oncológicos, que não fazem parte dessas outras listas, e que a demanda não é tão alta, mas que a Justiça ordena e, através de processo, nós recebemos a demanda para comprar aquele medicamento”, explicou o secretário.