Esportes LUTO NO FUTEBOL

Izquierdo: entenda o que causou a morte do zagueiro do Nacional

Atleta de 27 anos estava internado após sofrer uma arritmia cardíaca em jogo no Morumbis

28/08/2024 às 08h25
Por: Redação Fonte: CNN Brasil
Compartilhe:
(Foto: Nacional-URU/Divulgação)
(Foto: Nacional-URU/Divulgação)

Por Tribuna10

Redação em 28/08/2024 às 08h25

O zagueiro Juan Izquierdo morreu nessa terça-feira (27), cinco dias depois de lutar pela vida. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após uma parada cardíaca por conta de uma arritmia.

Izquierdo, que defendia o Nacional, passou mal e desmaiou no gramado, durante o duelo entre o clube uruguaio e o São Paulo, na última quinta-feira (22), em duelo válido pelas oitavas de final da Libertadores.

A causa da morte

Izquierdo morreu após uma parada cardíaca por conta de uma arritmiadurante o jogo entre São Paulo e Nacional-URU no MorumBIS. O Nacional-URU, clube do jogador, confirmou o falecimento nesta terça-feira. O episódio envolvendo o uruguaio mostra que ninguém está imune de ser atingido pelo problema cardíaco.

“A arritmia é uma situação que pode acontecer em qualquer idade. Nós temos a arritmia ‘benigna’, que não leva a risco de vida, e as chamadas malignas, de uma maneira didática, que podem levar ao risco de vida, a uma parada cardíaca, a chamada morte súbita”, disse o Dr. Roberto Kalil, médico cardiologista e apresentador do CNN Sinais Vitais.

“O atendimento tem que ser imediato. A cada minuto que o paciente não se recupera de uma parada cardíaca, aumenta em 10% a chance dele não sobreviver. No caso do atleta, uma pessoa de 27 anos provavelmente tem um coração estruturalmente normal”, explicou Kalil. Lembrando que Izquierdo passou por manobras de ressuscitação cardiopulmonar e procedimento de desfibrilação antes de ser encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A arritmia cardíaca deixa o ritmo do batimento do coração irregular, fazendo com que ele bata muito rápido, muito devagar ou de forma incomum, interferindo no fluxo sanguíneo.

A irregularidade do batimento cardíaco compromete alguns órgãos vitais do nosso corpo. No caso do zagueiro Izquierdo, o cérebro foi afetado, acarretando em um quadro neurológico irreversível.

Exames feitos no atleta, no último domingo (25), mostraram uma “progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana”. Izquierdo respirava por meio de ventilação mecânica na UTI.