Brasil ECONOMIA
Paraíba é segundo maior produtor de etanol do Nordeste, aponta levantamento regional
Com isso, o estado alcançou o posto de segundo maior produtor de etanol do Nordeste, atrás apenas de Alagoas (468 milhões de litros), de acordo com o Sindalcool-PB
31/07/2024 09h39
Por: Redação Fonte: PB Agora
(Foto: Reprodução)

Por Tribuna10

Redação em 31/07/2024 às 09h38

Levantamento realizado pelo Sindicato da Indústria da Fabricação do Álcool no Estado da Paraíba (Sindalcool-PB), trouxe nesta semana que as usinas de açúcar e etanol da Paraíba concluíram a safra 2023/2024 na segunda quinzena de junho após moerem 7,3 milhões de toneladas de canade-açúcar, resultando na produção de mais de 230 mil toneladas de açúcar e 381 milhões de litros de etanol.

A Paraíba destacou-se também na moagem de cana, ocupando o terceiro lugar na região Nordeste. Atualmente, o estado se encontra em período de entressafra, com a previsão de início da safra 2024/2025 para meados de agosto. Nos primeiros seis meses deste ano, o setor exportou mais de 52 mil toneladas de açúcar para 11 países. Os principais destinos foram a República do Congo e os Estados Unidos, refletindo a forte demanda internacional pelo açúcar produzido na região.

Ainda de acordo com o sindicato também se observou um movimento crescente no consumo de etanol, impulsionado tanto pela sua competitividade de preço quanto pela crescente conscientização ambiental entre a população. O consumo acumulado nos primeiros cinco meses de 2024 foi o mais alto desde 2019. Essa safra também registrou o crescimento na produção de açúcar, que pode ser atribuído a vários fatores. A entidade afirma que a imprevisibilidade das políticas de precificação dos combustíveis tem desfavorecido os biocombustíveis, como o etanol, em comparação com os produtos fósseis, e isso tem levado os produtores a focar mais na produção de açúcar.

Além disso, o mercado internacional favorável também desempenhou um papel significativo. A expectativa do sindicato é que a produção continue a crescer nas próximas safras, sem negligenciar a importância do etanol. Veja detalhes: https://sindalcool.com.br/sindalcool-pb-diz-que-reoneracao-sobre-combustivel-fossil-incentivara-abastecimento-com-etanol-na-paraiba/