
Por Tribuna10
Redação em 15/07/2024 às 14h46
As secretarias de Administração Penitenciária, Desenvolvimento Humano e a Companhia de Desenvolvimento da Paraíba fizeram, na manhã desta segunda-feira (15), uma visita nas Penitenciária Júlia Maranhão e Silvio Porto, em João Pessoa, para dar início as tratativas e instalações de fábricas industriais nos complexos prisionais da Paraíba. Empresários e representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) também estiveram presentes na agenda.
A visita faz parte do processo de estudo para estruturação das indústrias que serão instaladas nos presídios. Regulamentada pelo governador João Azevêdo (PSB), a lei paraibana prevê que as empresas possam funcionar dentro de penitenciárias e usem a mão de obra dos apenados.
Em troca, eles recebem direito a redução de pena, qualificação profissional e um salário mínimo. Do valor, a metade é destinada para as famílias dos presos, 25% ficam como forma de poupança para quando o interno deixar o sistema prisional após cumprir a pena e os outros 25% vão para um fundo mantenedor.
Nas próximas semanas, o Estado deve divulgar o edital para atrair as indústrias que desejam participar do programa. A primeira etapa será nos presídios Silvio Porto e Júlia Maranhão, na Capital. Em seguida, a proposta é levar o projeto para outras cidades.
PARAÍBA Em três dias, Cagepa fecha metade dos acordos de indenizações com vítimas do rompimento de reservatório
GIGANTE Crato inaugura a maior estátua de Nossa Senhora de Fátima do mundo
GOVERNADOR Governador João Azevêdo e primeira-dama Ana Maria Lins são homenageados com Troféu Heitor Falcão
PARAÍBA Repartições públicas do Estado terão ponto facultativo na próxima sexta-feira (21)
PARAÍBA Sobe para dez o número de municípios da Paraíba em situação de emergência reconhecida por estiagem
CAMPINA GRANDE Vítimas do rompimento do reservatório em Campina Grande começam a ser indenizadas
DESTAQUE Silvano Dias é o novo reforço da Rádio Max Correio 99,1 FM e estreia no Jornal da Max ao lado de Erveton Sousa e Eryka Venâncio
CAMPINA GRANDE Governo mantém força-tarefa em Campina Grande com mais de 100 servidores atuando na assistência às famílias atingidas por rompimento de reservatório
NA PARAÍBA Lei garante meia-entrada para mesários e colaboradores eleitorais na Paraíba