Por Tribuna10
Redação em 13/07/2024 às 14h58
Realizado na noite dessa sexta-feira (12), na sede da CDL, o Seminário de Saúde de Cajazeiras conseguiu reunir um grande número de profissionais da área, além de agentes políticos e pessoas de diversos segmentos sociais, que manifestaram interesse na discussão dos temas abordados.
O médico Léo Abreu, palestrantes no evento, fez uma avaliação muito positiva das discussões. O Seminário, segundo afirmou, cumpriu seu objetivo, ao apresentar um diagnóstico da realidade e apontar sugestões para dinamizar e melhorar serviços ofertados à população.
Ele destacou, entre as propostas apresentadas, a integração da rede de assistência à saúde municipal para otimizar os servicos; informatizar para agilizar marcação de exames, consultas e cirurgias, e ampliar os serviços em lugares distantes (sítios e distritos), bem como o funcionamento de unidades das 18 às 24 horas, na zona sul e zona norte para pronto atendimento à crianças e idosos.
Léo Abreu também citou a importância de se apoiar e fortalecer os serviços de alta complexidade do Estado e federal, no Hospital Regional, Hospital Universitário e futuro Hospital da Mulher do Sertão.
O deputado estadual e pré-candidato a prefeito, Chico Mendes, esteve presente, durante todo o encontro, juntamente com o médico Pablo Leitão, e enalteceu a importância do debate sobre propostas para melhorar a saúde de Cajazeiras. Ele agradeceu a contribuição dos palestrantes Moisés Cartaxo, Socorro Guedes, Jordane Reis, Simone Cartaxo, Ocilma Barros e Léo Abreu, bem como a todos os organizadores e participantes do evento. O Seminário, segundo afirmou, representa uma grande contribuição para nortear políticas públicas de transformação da saúde de Cajazeiras.