Por Tribuna10
Redação em 02/07/2024 às 08h27
Nessa terça-feira (2), a partir das 10h, será realizada, pela Comissão de Cultura da Câmara uma audiência pública para debater a criação do Dia Nacional do Profissional Naturólogo.
A audiência na Câmara ocorrerá a pedido da deputada Erika Kokay (PT-DF), relatora do projeto de lei do deputado Reimont (PT-RJ), que propôs a regulamentação da profissão e estabelece o dia do profissional, a ser celebrado no dia 23 de março.
De acordo com a Associação Brasileira de Naturologia (Abrana), o naturólogo se fundamenta “nas interações e diálogos entre práticas e sistemas terapêuticos, tais como as medicinas tradicionais e os conhecimentos biológicos e biomédicos da ciência moderna”.
O intuito da profissão é trabalhar na promoção, “manutenção e recuperação da saúde”, utilizando de atividades “integrativas e complementares no cuidado e atenção à saúde e contexto individual e coletivo”.
Segundo a deputada, após passar pela Comissão da Cultura, o tema será avaliado pelos grupos de Saúde e de Constituição e Justiça, sem necessidade de passar pelo plenário.
“Nós já temos estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina, que reconhecem a importância do profissional naturólogo e já instituíram o dia 23 de março como dia destes profissionais”, disse a parlamentar à CNN.
Para ela, a instituição do dia nacional visa dar importância à profissão de naturólogo, uma profissão que “estabelece uma visão holística, uma visão inteira sobre a nossa existência humana e a saúde”.