Tribuna10
redação 12 de maio de 2024 às 22h58
A chuva intensa retornou ao Rio Grande do Sul, conforme previam os alertas meteorológicos, e os rios já apresentam repiques de cheias, situação que deve se agravar nos próximos dias. Além disso, está prevista a entrada de uma forte massa de ar frio no estado nesta segunda-feira (13), que deve aumentar ainda mais o sofrimento das milhares de pessoas acolhidas em abrigos.
Segundo a MetSul Metereologia, o volume das chuvas já se aproxima de 300 mm nos Campos de Cima da Serra e estão entre 100 mm e 200 mm em muitos locais da Serra, dos vales, do Centro do estado, do Sul do Planalto Médio, Litoral Norte e da Grande Porto Alegre.
Em Porto Alegre, o Guaíba já reverteu a tendência de queda e o nível apresentou alta. Na tarde deste domingo, estava em 4,65 metros, após ter baixado para 4,56 metros neste sábado (11), menor nível nesta enchente. Cientistas do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS alertam que o repique pode fazer com que o Guaíba retorne à marca de 5 metros.odos os cenários de previsão reafirmam cheia duradoura e confirmam o repique da cheia com nova elevação de níveis para acima de 5 m. O valor do nível máximo a ser atingido entre segunda e terça-feira depende de ocorrência das chuvas adicionais previstas e vento sul forte, podendo alcançar em torno de 5,5 m", diz comunicado do IPH divulgado neste domingo (12).