Brasil CÂMARA

Deputados aprovam urgência para barrar aumento da energia no Nordeste

A proposta teve apoio de todos os partidos, com exceção do Novo

04/05/2022 às 08h01 Atualizada em 04/05/2022 às 08h16
Por: Redação
Compartilhe:
Câmara dos deputados
Câmara dos deputados

Por Alex Gonçalves Do Tribuna10 

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta terça-feira (3/5), o requerimento de urgência do Projeto de Decreto Legislativo 94/2022 do deputado federal Domingos Neto (PSD-CE). A proposta busca reverter a decisão da da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que autoriza reajuste de tarifas no Ceará e em outros estados do Nordeste. O projeto poderá ser votado nas próximas sessões do Plenário.

O autor da proposta, deputado Domingos Neto (PSD-CE) afirmou que o objetivo é alterar o texto em Plenário para barrar todos os reajustes autorizados pela Aneel em diversos estados. “Houve reajuste abusivo de 20% em Alagoas; 21% na Bahia; 17% no Mato Grosso do Sul; de cerca de 20% Rio Grande do Norte; quase 25% de reajuste médio de energia no Ceará; e já aviso logo aos mineiros que haverá aumento no dia 22 de maio ”, disse.

A proposta teve apoio de todos os partidos, com exceção do Novo. O deputado Paulo Ganime (Novo-RJ) afirmou que o reajuste tarifário é resultado de alterações legislativas em contratos consideradas por ele “populistas”.