Geral ALERTA

Todas as cidades do Ceará podem ter chuvas intensas até essa terça-feira, dia 27

.

26/02/2024 às 15h31 Atualizada em 26/02/2024 às 16h20
Por: Redação
Compartilhe:
O aviso meteorológico, que coloca o Estado na cor laranja - a mais intensa é vermelha, que indica
O aviso meteorológico, que coloca o Estado na cor laranja - a mais intensa é vermelha, que indica "grande perigo -

Por Tribuna10; Redação 26, 02, 24  às 15h29

Entre esta segunda e a próxima terça-feira (27), todos os municípios do Ceará estão em aviso meteorológico de "perigo" para chuvas intensas, associadas a rajadas de vento de até 100 km/h. 

O aviso meteorológico, que coloca o Estado na cor laranja - a mais intensa é vermelha, que indica "grande perigo -, é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitido na manhã de hoje (26) e válido para todas as 184 cidades cearenses.

O aviso laranja indica possibilidade de chuvas de até 100 milímetros ao dia, ou até 60 milímetros por hora. Os moradores também podem vivenciar ventos intensos, com velocidade entre 60 e 100 km/h.

Quando há aviso de “perigo” causado pelas condições meteorológicas, existe risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Após o aviso do último domingo (25), pelo menos 6 cidades cearenses tiveram precipitações acima de 100 milímetros até as 7h da manhã de hoje, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O destaque foi para Maranguape, onde choveram 195 mm.

De acordo com a Funceme, a semana se inicia com a persistência da instabilidade atmosférica sobre o estado do Ceará. "O posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) próxima à costa do estado, somado aos efeitos locais, deverão favorecer a ocorrência de áreas de instabilidade, propiciando eventos de chuvas em todas as macrorregiões do estado", explica.

Essa instabilidade deve favorecer tempo majoritariamente nublado com chuvas de intensidade fraca a forte, com valores pluviométricos mais expressivos na porção oeste do estado, Cariri e faixa litorânea.