Cidades NA MIRA
Por excesso de matrículas no EJA, Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal denunciam prefeito de Santa Helena
.
19/02/2024 14h44 Atualizada há 9 meses
Por: Redação
João Cléber será investigado por excesso de matriculados no EJA

Por Tribuna10

19, 02, 24  às 14h21  com Blog Espião do Sertão

 Foi protocolada na manhã desta segunda-feira (19) na Promotoria Federal da cidade de Sousa e no Ministério Público da Paraíba em São João do Rio do Peixe, mais uma denúncia envolvendo o prefeito da cidade de Santa Helena, no Sertão paraibano, João Cléber.

Continua após a publicidade

Os  fatos denunciados são baseados em uma relação de cidades divulgadas pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, no último dia 31 de janeiro de 2024. Essa denúncia atinge a  pequena cidade de Santa Helena, que tem uma população de apenas 5.871 habitantes e faz parte da lista de municípios investigados pela  corte, por suspeita de falsificação de matrículas no EJA- Ensino de Jovens e Adultos.  

Procedimento de Gestão Administrativa Nº 001.2024.012023 

Segundo dados divulgados pelo conselheiro Fernando Catão, a cidade de Santa Helena possui cerca de 13,9% de sua população maior de 15 anos, matriculada no EJA - Ensino de Jovens e Adultos, motivo este que despertou o interesse dos membros do TCE-PB.  

Por se tratar de recursos oriundos do Ministério da Educação, do Governo Federal, o fato será apurado também no âmbito do MPF, ficando a critério dos próprios órgãos investigativos tomar o desfecho final do caso.

DEU NA IMPRENSA- Segundo consta em uma matéria do Portal de Notícias Click-PB, existem 670 alunos santa helenenses cursando o EJA-Educação de Jovens e Adultos, logo, percebe-se que esse total de estudantes daria para preencher 27 salas de aulas com uma média de 25 alunos por sala.