Brasil OLHE PARA O CÉU

Chuva de meteoros poderá ser vista em todo o país nessa madrugada

Para observar o fenômeno, é preciso estar em local de baixa poluição luminosa e olhar na direção norte

22/04/2022 às 16h09 Atualizada em 22/04/2022 às 16h16
Por: Redação
Compartilhe:
Em condições ideais de visualização, será possível visualizar até 18 meteoros por hora
Em condições ideais de visualização, será possível visualizar até 18 meteoros por hora

Por Alex Gonçalves
do tribuna10, em 22 de abril de 2022  ás 16:14

A chuva de meteoros Lyrids ou Líridas atingirá seu pico na noite desta sexta-feira (22) e início da madrugada de sábado (23) e poderá ser vista em todo o Brasil.
Segundo o Observatório Nacional (ON), o melhor horário para observar o fenômeno será a partir da 1h da madrugada do dia 23, sendo que as regiões Norte e Nordeste terão uma visão mais privilegiada.

Em condições ideais de visualização, será possível visualizar até 18 meteoros por hora. Mas a lua deve atrapalhar um pouco. Segundo astrônomo Marcelo de Cicco, coordenador do EXOSS – projeto brasileiro de pesquisas de meteoros com colaboração do ON, neste ano, a Lua com cerca de 67% de iluminação deverá atrapalhar a visibilidade dos meteoros menos brilhantes da chuva. As informações são do G1.

Para observar o fenômeno, é preciso estar em local de baixa poluição luminosa e olhar na direção norte. "Para facilitar essa orientação indicamos que o observador direcione seu braço direito para o local onde o sol nasce (o leste) e o braço esquerdo para o local onde o sol se põe (o oeste), assim ele estará de frente para o norte", orienta o Observatório.