Escrito por Tribuna10
Redação 28/12/23 às 08:47
REDAÇÃO - O prefeito da cidade de Santa Helena, João Cléber, continua seguidamente usando carros oficiais da prefeitura para viagens particulares e eventos já considerados preparativos para sua pré-campanha eleitoral.
O que aconteceu?
Na noite desta quarta-feira (27) o prefeito foi flagrado mais uma vez usando, em benefício particular, um carro da marca FIAT, modelo TORO FREED, ano 2022, cor branca, placas RLV 4D76 que pertence à secretaria de educação do município.
Onde o prefeito estava com o veículo?
Na ocasião o prefeito João Cléber estava, em posse do veículo, em um evento social no sítio Pé Branco onde se encontrava rodeado de aliados em clima de pré-campanha.
Prefeito foi flagrado dirigindo o veículo
Na saída do evento, por volta de 22h o prefeito foi filmado por populares dirigindo o carro de luxo.
Prefeito zomba de populares no momento da filmagem
Na saída, populares filmaram o prefeito dirigindo o carro, porém o gestor não se incomodou e passou a zombar das pessoas que lhe apontavam as câmeras dos celulares.
Em uma das filmagens um dos populares diz. “ E aí João Cléber? Primeira? Vai sair nas redes.
Em tom de ironia o prefeito diz: “ Bote aí”
Caso gera improbidade administrativa
Segundo a lei eleitoral, o pefeito (a) não pode utilizar carro oficial do município para resolução de assuntos particulares, tal atitude caracteriza crime de improbidade administrativa. Cumpre ressaltar que, de acordo com decisões dos Tribunais, o carro deve ser recolhido ao final do seu uso, devendo ser guardado junto à garagem da prefeitura. O uso indevido do carro oficial, gera responsabilidade ao prefeito (a) tendo este que responder por improbidade administrativa.
A quem cabe essa fiscalização?
Compete aos munícipes [qualquer pessoa] mas, principalmente aos vereadores a fiscalização da correta utilização do carro oficial.
Ministério Público será acionado
Por essa prática recorrente, o Ministério Público será acionado e deve pedir explicações ao prefeito de Santa Helena sobre o uso de carros oficiais da prefeitura em benefício próprio.