Educação BARRICA SECA

Cinco alimentos que desinflamam para comer todo dia e emagrecer. Leia

.

19/12/2023 às 09h46
Por: Redação
Compartilhe:
Atualmente, na ciência da nutrição, processos inflamatórios são um assunto recorrente e chamam atenção.
Atualmente, na ciência da nutrição, processos inflamatórios são um assunto recorrente e chamam atenção.

Por tribuna10
Tribuna10 em 19/12/23  às 09:49

Atualmente, na ciência da nutrição, processos inflamatórios são um assunto recorrente e chamam atenção.

Enquanto itens industrializados — ultraprocessados, regados de açúcares, conservantes e substâncias químicas — têm potencial de piorar a inflamação, os alimentos naturais, ricos em fibras e nutrientes, contam com efeito oposto.

Evidências já demonstram que alguns ingredientes-chave podem controlar a inflamação, além de reduzir os riscos de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, câncer, hipertensão e outros.

Um contexto de alimentação saudável está vinculado a taxas mais baixas de doenças e níveis mais baixos de moléculas inflamatórias que circulam no sangue.

O padrão alimentar mediterrâneo é o principal modelo alimentar estudado quando o assunto é inflamação. Os indivíduos que vivem nessa região ostentam elevados padrões de saúde, em relação aos indivíduos que fazem uma dieta ocidental industrializada.

A alimentação mediterrânea é associada a menores riscos de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e até problemas de saúde mental. Existem pesquisas, inclusive, que sugerem que esse padrão alimentar pode reduzir o risco de depressão em 33%.

Estudos apontam que cúrcuma, peixes oleosos, maçãs, abacates, cenouras e folhas verdes concentram ingredientes com poder anti-inflamatório.

A característica básica desse modelo alimentar não aborda apenas alimentos, como também a parte comportamental. O ato de almoçar à mesa todos os dias está envolvido, assim como o hábito de jantar mais cedo, até as 20h.

Além disso, a dieta é marcada por alimentos in natura ou minimamente processados. Comida de verdade é o verdadeiro segredo. Itens como castanhas, cereais integrais, azeite, iogurtes naturais e vegetais protagonizam a cena. Dessa forma, voltamos ao princípio básico citado pelo famoso Hipócrates, pai da medicina: “Faça do teu remédio o seu alimento e do seu alimento o seu remédio.”

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre sua cidade  por meio do WhatsApp do tribuna10 (83) 9 93009687.