Cidades DESTAQUE

Prefeito Paulo Braz comemora mais um resultado de destaque em seu governo

A gestão do prefeito Paulo Braz obteve a 17ª colocação, dos 223 municípios paraibanos

25/11/2023 às 07h57
Por: Redação
Compartilhe:
A gestão do prefeito Paulo Braz obteve a 17ª colocação, dos 223 municípios paraibanos. Já na região do Rio do Peixe, a princesinha do Sertão conquistou o 1º lugar no ranking
A gestão do prefeito Paulo Braz obteve a 17ª colocação, dos 223 municípios paraibanos. Já na região do Rio do Peixe, a princesinha do Sertão conquistou o 1º lugar no ranking

Por Tribuna10
Redação 25/11/23  às 0:57  via poprtal sertão 

O município de Poço José de Moura, região do Rio do Peixe, ganhou notoriedade recentemente após pesquisa do Índice de Gestão Municipal, realizado pelo Instituto Áquila. Os dados colhidos divulgados no último dia 24, permitiram identificar o nível de desenvolvimento humano do local na circunstância temporal de realização da pesquisa. A gestão do prefeito Paulo Braz obteve a 17ª colocação, dos 223 municípios paraibanos. Já na região do Rio do Peixe, a princesinha do Sertão conquistou o 1º lugar no ranking.

De acordo com o instituto, as “Cidades Excelentes” são aquelas que proporcionam uma melhor qualidade de vida para os seus cidadãos, devendo está em equilíbrio para promover serviços eficientes à sua população. E para traduzir em um único número o indicador que mede o nível de excelência de um município, foi criado o IGMA.

A plataforma foi criada com um olhar municipal. Assim, o Áquila busca engajar a população e os gestores municipais na busca pela melhoria do serviço público e o consequente ganho de qualidade de vida da população. Com essas informações, é possível ao gestor público aprofundar e estratificar as análises dos indicadores que sustentam cada pilar do município, identificando assim quais são as restrições e onde ele deve atuar para promover excelência.

Os indicadores foram construídos a partir de 5 pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.
Em saúde e Bem-estar, são analisados os seguintes fatores:
-Cobertura da Atenção Primária;
-Expectativa de vida ao nascer (Anos);
-Número de leitos hospitalares (SUS) por mil habitantes (Número por mil habitantes);
-Número de profissionais da saúde (SUS) (Número por mil habitantes);
-Proporção de internações sensíveis à atenção básica – ISAB (%);
-Taxa de mortalidade infantil (Número por mil habitantes);
-Casos de Covid-19 (Número por 100 mil habitantes);
-Mortes por Covid-19 (Número por 100 mil habitantes) e
-Aplicação do mínimo constitucional em Saúde.

O trabalho do secretário de Saúde Marcos Gabriel, orientado e incentivado pelo prefeito Paulo Braz.