Cidades DESTAQUE

Unidades de Saúde de Triunfo ficam entre as cinco melhores em auditoria estadual feita pelo TC

A cidade de Triunfo estava na lista de municípios analisados..

24/11/2023 às 14h48 Atualizada em 24/11/2023 às 14h50
Por: Redação
Compartilhe:
Prefeito de Triunfo, Espedito Filho
Prefeito de Triunfo, Espedito Filho

Tribuna10
Redação 24/11/23  às 14:48

O TCE-PB realizou auditoria em 153 Unidades de Saúde de 119 municípios paraibanos. A cidade de Triunfo estava na lista de municípios analisados.

O município de Triunfo ficou acima da média de conformidade, entre os cinco municípios melhore avaliados pelo órgão de fiscalização.

A gestão do prefeito Espedito Filho tem realizado um grande investimento em saúde e, as ações, também contemplam os profissionais da área, valorizando quem atua na linha de frente da saúde triunfense.

Entre as obras e serviços implementados pelo prefeito Espedito Filho, em Triunfo, estão: aquisição de um aparelho de ultrassonografia, aparelho de Raio X, UPAEM 24 horas, Laboratório de Análises Clínicas e o CEO ( Centro de Especialidades Odontológicas. Além de quatro UBSs inauguradas na zona rural do município.

O trabalho da Auditoria consistiu em avaliar in loco a qualidade dos serviços prestados à população e a utilização eficiente dos recursos públicos nas quatro mesorregiões do Estado, envolvendo 153 Unidades Básicas de Saúde – UBS, selecionadas em vários municípios.

A Atenção Primária à Saúde (APS) é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde. A APS tem o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde das coletividades, funcionando como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde.

Asssessoria