Brasil MUITO CALOR
Onda de calor faz temperatura chegar a 42°C; veja temperaturas em 12 capitais neste domingo
A alta temperatura foi registrada em diferentes regiões do país. Cuiabá, no Mato Grosso, teve máximas de 42°C
24/09/2023 19h08 Atualizada há 1 ano
Por: Redação
A alta temperatura foi registrada em diferentes regiões do país. Cuiabá, no Mato Grosso, teve máximas de 42°C

Por Tribuna10 @tribuna10_oficial 
Redação 24/09/23  às 19h04

Neste domingo (24), o primeiro da primavera, a forte onda de calor que atinge o país desde sábado (23) se intensificou, com registros de temperaturas máximas de pelo menos 35°C em 12 capitais, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Somente em Porto Alegre, onde os termômetros marcaram 20°C nesta tarde, a máxima ficou abaixo dos 30°C.

A alta temperatura foi registrada em diferentes regiões do país. Cuiabá, no Mato Grosso, teve máximas de 42°C, na capital de Goiás, Goiânia, foram registrados 38°C, e 39°C em Palmas, no Tocantins, segundo o Inmet.
Em São Paulo, a máxima prevista era de 36°C, mas em alguns pontos os termômetros de rua marcaram 40ºC. No Rio de Janeiro, a previsão era de que os termômetros alcançassem a marca de 38°C.

Continua após a publicidade

Em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, máxima foi de 39°C.  Em Boa Vista, em Roraima, a máxima foi de 36°C, em Manaus, no Amazonas, de 35°C, Porto Velho, em Rondônia teve 36°C e Rio Branco, no Acre teve 37°C. Já em Teresina, no Piauí, a máxima prevista foi de 39°C. 

O clima quente e abafado atraiu milhares de pessoas para praias, clubes e parques das maiores capitais. No Rio de Janeiro, as prais do Leme e Copacabana foram tomadas por banhistas.

Segundo o Inmet, a onda de calor com zonas de grande perigo enfrentada pelo país deve se encerrar neste domingo. Elas ocorrem quando há um aumento de 5°C em relação às médias de temperatura. Caso o aumento seja verificado em um período de dois a três dias, o alerta é moderado. De três a cinco dias, passa a ser de perigo. Por mais de cinco dias consecutivos, o aviso passa para a categoria de grande perigo.