Cidades PARABÉNS!

Emancipada em 1885, São José de Piranhas festeja hoje 138 anos de independência política. PARABÉNS!

Sua emancipação política se deu em 24 de setembro de 1885

24/09/2023 às 08h59 Atualizada em 24/09/2023 às 09h06
Por: Redação
Compartilhe:
São José de Piranhgas festeja neste domiungo (24), 138 anos de emancipação
São José de Piranhgas festeja neste domiungo (24), 138 anos de emancipação

Por Alex Gonçalves
Redação

O município de São José de Piranhas comemora neste domingo (24) sua data de emancipação política. Sua emancipação política se deu em 24 de setembro de 1885.

O município está  localizado na Região Geográfica Imediata de Cajazeiras. Sua área territorial é de 677 km² e sua população, conforme estimativas do IBGE é de 19.067 pessoas
História

Presume-se que o território onde se localiza São José de Piranhas foi constituído pelas antigas sesmarias pertencentes à Casa da Torre e pelos fazendeiros de Piancó que ali se estabeleceram no início do século XVIII.

Tudo leva a crer que havia fazendas na região, pois em 1764 a sesmaria foi requerida e supõe-se que tenha sido doada à igreja. Ali foram sendo construídas casas e se formou uma povoação que recebeu o nome de São José de Piranhas, por localizar-se às margens do Rio Piranhas. O município possui um importante sítio histórico, a fazenda conhecida como Sítio Pinheira, local onde se deram fatos relacionados ao período do cangaço e à revolução de 30 nos sertões da Paraíba.

CulturaA cidade também é conhecida como a terra do poeta-repentista Manuel Galdino Bandeira, nascido em Patos, no ano de 1882 e falecido em 1955, em São José de Piranhas, onde se radicara e passara a exercer as atividades de agricultor. Cantador afamado, teve oportunidade de cantar para o Presidente Getúlio Vargas. Suas estrofes se acham reproduzidas em diferentes livros sobre poesia popular. No Dicionário Bio-bibliográfico de Repentistas e Poetas de Bancada, encontra-se a estrofe com que iniciou uma peleja com Pinto do Monteiro.