Política ELEIÇÕES
General Braga Netto será vice de Bolsonaro, diz jornalista
Com isso, o presidente e o ministro já trabalham para a sucessão no comando da pasta
15/03/2022 11h54 Atualizada há 3 anos
Por: Redação
Bolsonaro e Braga Neto (foto: divulgação)

Por: Alex Gonçalves
Tribuna10, em 15 de março de 2022   às 12:01

A escolha do ministro da Defesa, Walter Braga Netto, para ser vice do presidente Jair Bolsonaro (PL) é cada vez mais dada como certa nos bastidores mesmo que ainda não tenha sido anunciada oficialmente. Com isso, o presidente e o ministro já trabalham para a sucessão no comando da pasta que cuida das Forças Armadas.

O nome mais cotado no momento é o do atual Comandante do Exército, general Paulo Sérgio. Fontes do governo e do Exército confirmaram à coluna essa possibilidade. Na caserna, a eventual troca seria "escolha natural". As informações foram divulgadas pela jornalsita Carla Araújo, do UOL.
Na avaliação de generais ouvidos pela coluna, "nada mais lógico" do que um outro integrante do Exército assuma a cadeira da Defesa com a saída de um general. O próprio Paulo Sérgio tem mantido contato mais frequente com o presidente, inclusive com encontros no Palácio da Alvorada, fora da agenda oficial.

Por mais que haja um respeito entre as Forças, é comum uma certa disputa velada por espaço e relevância entre Exército, Marinha e Aeronáutica, por isso os generais não querem perder a cadeira. Além disso, o Comandante é visto internamente como uma figura mais institucional e que manteve o Exército sob controle durante as ameaças de Bolsonaro no 7 de setembro do ano passado.