Brasil FORÇA TAREFA

Ibama, Funai e Força Nacional destroem helicóptero, avião e trator na terra indígena Yanomami

.

09/02/2023 às 05h45 Atualizada em 09/02/2023 às 05h47
Por: Redação
Compartilhe:
Uma base de controle foi montada no Rio Uraricoera para impedir que suprimentos sejam enviados aos garimpeiros que ainda estão no território Yanomami
Uma base de controle foi montada no Rio Uraricoera para impedir que suprimentos sejam enviados aos garimpeiros que ainda estão no território Yanomami

Por Tribuna10
Redação 09/02/23 às 05h43

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que um helicóptero, um avião e um trator de esteira que eram utilizados por garimpeiros foram destruídos na terra indígena Yanomami, em Roraima. A operação é realizada em parceria com a Força Nacional de Segurança Pública e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Além disso, duas armas, três barcos com cerca de 5 mil litros de combustível e suprimentos também foram apreendidos.

Uma base de controle foi montada no Rio Uraricoera para impedir que suprimentos sejam enviados aos garimpeiros que ainda estão no território Yanomami e também para barrar o escoamento da produção do garimpo. Segundo o Ibama, novos pontos de fiscalização serão instalados em outros pontos da terra indígena. As informações são do site Terra.

O governo federal afirmou que as equipes de fiscalização irão permanecer no local por tempo indeterminado. A Procuradoria Nacional de Defesa do Clima e do Meio Ambiente e a Advocacia-Geral da União (AGU) acompanham as ações em Roraima.