Por Tribuna10
03/02/2023 às 18h21
O Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil (COB) suspendeu provisoriamente o jogador Wallace de Souza, medalhista olímpico com a seleção brasileira de vôlei, por sugerir "tiro na cara" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com o parecer divulgado nesta sexta-feira, o atleta deve ficar afastado das quadras até a última análise do processo e terá cinco dias úteis até ser notificado do parecer para apresentar sua defesa. Não há prazo definidos para o arrolamento do caso.
Veja o parecer oficial: "No caso em análise, as ofensas, as incitações ao crime e as ameaças - ainda que algumas delas veladas já que postas em forma de pergunta ou interpretáveis por se tratar de imagem - foram todas elas praticadas contra a autoridade máxima do País, que ocupa o posto em razão de processo eleitoral democrático e escorreito. Fica justificada processualmente, dessa forma, a intervenção da Advocacia Pública nesse feito.
Assim, fica acolhida a participação processual da Advocacia Geral da União (AGU) nos termo solicitados. Demais disso, é importante analisar o ato - confessadamente praticado - para fins de aplicação de medida emergencial", diz um trecho do despacho assinado por Ney Bello, relator do caso.