Por Alex Gonçalves
Tribuna10 em 07/01/23 às 20h05
Moradores de São João do Rio do Peixe que sofrem com algum problema relacionado à catarata, terão a chance de fazer uma cirurgia e reparar o problema, sem precisar pagar nada por isso. A iniciativa vai ocorrer através da segunda edição de um programa lançado pela Prefeitura, por meio da secretaria municipal de saúde para ampliar os atendimentos relacionados a cirurgias de catarata.
A ação deve ocorrer no final do mês de março, foi o que afirmou ao Tribuna10, na tarde deste sábado (7) o secretário municipal de saúde, Ronaldo Duarte.
Essa será a segunda edição do programa, realizado pela prefeitura de São João do Rio do Peixe. A primeira foi realizada no segundo semestre do ano passado. O procedimento é gratuito e o cidadão não tem nenhum custo.
O prefeito Luiz Claudino está bastante feliz com mais uma edição do programa. “Temos alegria de anunciar que vamos dar início a uma nova etapa do programa ofertando cirurgias de catarata para aqueles que tanto esperam por esse procedimento”. Disse o prefeito.
CATARATA- A catarata afeta a área do cristalino (lente natural dos olhos) e faz com que a região perca transparência e comece a ficar opaca. É a causa mais prevalente de cegueira no mundo. O único tratamento é a cirurgia, que consiste na inserção de uma prótese intraocular. O procedimento é denominado facectomia, que consiste na substituição do cristalino (lente natural que nascemos) por uma lente intraocular ocular artificial.
A recuperação costuma ser rápida e indolor, devendo o paciente realizar um repouso relativo aliado a pequenas restrições, como não abaixar a cabeça, não levantar peso, não dormir do lado do olho operado e evitar calor de sol e fogão durante um período de 15 a 30 dias. No geral uma cirurgia como essa custa em torno de R$ 2,5 mil, mas serão totalmente pagas pela prefeitura de São João do Rio do Peixe em benefício da população saojoãonense.
Para seguir o tribuna10 no instagram: @tribuna10_oficial