Política POLÍTICA
Paraíba é o estado com maior custo para eleger um deputado federal
O prazo final para prestação de contas vai até 1º de novembro.
17/10/2022 05h55 Atualizada há 2 anos
Por: Redação Fonte: WSCOM
Câmara Federal

Por Redação com WScom
Tribuna10 17/10/22  às 06:03

Em 2022, eleger um deputado federal custou em média R$ 1,209 milhão. Levantamento do GLOBO mapeou as despesas dos 513 parlamentares eleitos para a Câmara dos Deputados em 2 de outubro. Os dados foram obtidos a partir da prestação de contas apresentadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até a última segunda-feira, dia 10. Dentre os gastos, destacam-se os valores destinados à publicidade em materiais impressos e nas redes sociais. O prazo final para prestação de contas vai até 1º de novembro.

Os candidatos do Nordeste foram os que, em conjunto, mais gastaram, superando as despesas dos postulantes de três dos quatro maiores colégios eleitorais do país, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas, que ocupam o 11°, 17° e 13° lugares no ranking, respectivamente. Quarto na lista de estado com mais eleitores, a Bahia ficou na terceira posição na região, atrás de Paraíba e Piauí.

Continua após a publicidade

Dos 513 deputados federais eleitos, dois se destacam pela campanha barata: Eduardo da Fonte e Lula da Fonte, pai e filho que integram o diretório estadual do Progressistas em Pernambuco, declararam despesa de R$ 5 mil cada, valor usado para impulsionamento de rede social.

Para seguir as notícias do tribuna10: @tribuna10_oficial